O mercado de franquias vem disparando em crescimento. De acordo com dados do site Statista, o Brasil foi destaque no segmento de delivery da América Latina em 2020 e continuou expandindo desde então. Sozinho, o país foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48.77%. O modelo de delivery já é tendência do mercado de food service, devido a operação simples e ágil, além de um retorno financeiro competitivo no mercado.
Sabemos que neste processo de investimento, muitas dúvidas aparecem. Sendo assim, separamos cinco pontos que se deve levar em consideração ao pensar em abrir uma franquia:
1 – Empreender é um desafio
Ao pensar em iniciar no mercado de franchising, é preciso ter em mente o princípio de que haverá muito trabalho pelo caminho. Se o seu perfil é criativo, inovador, se gosta de “por a mão na massa” e não se prende a padrões rígidos de execução de trabalho, esse chamado é pra você!
2 – Por onde começar?
Pela pesquisa. Você vai precisar conhecer o histórico da franqueadora, da marca, conhecer as unidades, franqueados, e também os clientes. Aqui no Grupo Burguês fazemos questão de manter uma relação próxima com nossos franqueados, e se você deseja se tornar um, estamos disponíveis para responder suas perguntas, é só nos enviar uma email através do endereço franquia@grupoburgues.com.br.
3 – Qual marca/franquia é a mais adequada para o meu perfil?
É necessário entender o seu perfil de gestão de negócios e o budget disponível. Depois disso, fica fácil decidir qual caminho seguir dentro do campo de franquias.
4 – Quando terei retorno do meu investimento?
É preciso ter paciência quando o assunto é retorno financeiro, afinal, todo negócio precisa de tempo para se estabelecer. O negócio depende do tempo de marca, do local escolhido, das estratégias de marketing utilizadas, do operacional estar alinhado aos interesses e planos da marca… São diversos processos envolvidos na garantia desse retorno.
5 – Qual o segredo do sucesso?
Não tem segredo. É necessário uma boa equipe oferecendo assistência durante os percalços que eventualmente podem se apresentar, o estreitamento da comunicação, a relação estabelecida no B2B.